Homenageados destacam importância do Prêmio Paulista

Grande Auditório do Bunkyo será palco do Prêmio neste domingo pelo 2º ano consecutivo – Arquivo

A Associação Brasil Nippo, Diario Brasil Nippou e jornal Nippon Já promovem neste sábado (4), a partir das 9 horas, no Grande Auditório do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – no bairro da Liberdade, em São Paulo, cerimônia de outorga do Prêmio Paulista.

Em sua 66ª edição, o evento – considerado um dos mais tradicionais e longevos da comunidade nipo-brasileira – tem como objetivo homenagear e valorizar a contribuição de atletas, dirigentes e personalidades que contribuem para a preservação da cultura japonesa seja através dos esportes, música ou dança.

A partir de 2022, quando foi encampado pela Associação Brasil Nippo, Diario Brasil Nippou e jornal Nippon Já, o Prêmio – que tradicionalmente homenageava destaques da área de Esportes – passou a incorporar também as categorias Cultural, Social, Especial, Colônia Esporte e Honra Nikkei, totalizando, este ano, 38 homenageados.

Presidente da Associação Brasil Nippo – que edita os jornais Diario Brasil Nippou (em japonês) e Nippon Já (em português), Tadao Ebihara destaca que uma das características do Prêmio Paulista – que o torna ainda mais especial – é evidenciar modalidades e trabalho de abnegados que, muitas vezes, passam longe dos holofotes e das grandes mídias.

É o caso do karaokê que, como bem destacou a atual presidente da UPK (União Paulista de Karaokê), Tiyomi Takase, na cerimônia de abertura da 28ª edição do Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo, conhecido também como Paulistão, realizado nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Centro de Eventos de Barueri: “A arte de cantar veio com os primeiros imigrantes, ainda a bordo do navio Kasato Maru”. Ela, aliás, que será homenageada este ano na categoria Cultural, participa do Paulistão desde a primeira edição. “No início, nos bastidores, depois, como vice-presidente da UPK”, lembrou Takase.

Honra – Eleita recentemente a 6ª Vice-Presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB), Harumi Goya explica que, “ser indicada para o Prêmio Paulista na área Social pela Associação Okinawa Kenjin do Brasil é uma grande honra e tem um significado muito especial para mim, pois a minha preparação para atuar na comunidade nikkei recebi na AOKB”. “Aprendi a coordenar eventos, a ter domínio do palco através de danças de Okinawa e da atuação como mestre de cerimônia… Enfim, pode se dizer que recebi a preparação para ser a presidente do Bunkyo na AOKB”, conta Harumi, que foi a primeira mulher a presidir a principal entidade nipo-brasileira e também esteve à frente da Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, cujo ponto alto foi a visita da então Princesa Mako, que abdicou do título real depois de se casar com Kei Komuro.

Amizade – Primeiro Vice-Presidente do Bunkyo e presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Roberto Yoshihiro Nishio destaca que “ser honrado com uma láurea é sempre motivo de orgulho e satisfação”. “Tenho, porém, plena convicção de que o mérito, não é apenas meu, mas sim de toda a retaguarda que me dá sustentação. Sou apenas a face visível dessa equipe. Este Prêmio que recebo, na categoria Honra Nikkei, compartilho com todos da Fundação Kunito Miyasaka, do Bunkyo, do Instituto Brasil-Japão e de todas as demais entidades em que colaboro. Agradeço em particular à Diretoria do Bunkyo, na pessoa do presidente Renato Ishikawa pela generosidade da indicação, fruto mente um dos nomes mais respeitados da nova geração de representantes da escola okinawana de dança, Satoru Saito lembra que “quando recebi o comunicado sobre o Prêmio Paulista, fiquei sem palavras”.

Estou muito honrado e agradecido por receber este Prêmio. As danças ryukyuanas, que surgiram há aproximadamente 400 anos, atravessaram os mares junto com os imigrantes. Transmitir esta herança de nossos ancestrais não é tarefa fácil e não queremos que apague. O meu compromisso com a dança é difundir cada vez mais e dar acesso à mais pessoas”, diz o sensei, mestre, dançarino e produtor artístico, que agradece “toda comunidade japonesa e okinawana do Brasil”.

Carregando água – Presidente da Federação Paranaense de Beisebol e Softbol, Miguel Nishihara destaca que também ficou muito honrado com a indicação do seu nome. Conta que, apesar disso, sua dedicação em prol da manutenção e desenvolvimento do beisebol e softbol no Estado do Paraná “nunca foi pensando nisto”. “São mais de 30 anos dedicados ao softbol adulto e veteranos e beisebol de menores pela Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina) e, atualmente dirijo a Federação do Paraná”, diz, acrescentando que costuma usar uma frase para explicar sua condição de dirigente: “Todo candidato que queria ser um bom atleta e não conseguiu, quando percebe já está dirigente. Começa assim: dando recado, carregando água, fazendo cobranças do grupo… E, quando menos você percebe, está atolado até o pescoço”, brinca Miguel.

Valores e virtudes japoneses – Aluno do Instituto Cultural Niten, onde atualmente comanda a Unidade de Belo Horizonte, Matheus Garcia Drawin começou a praticar a tradição guerreira da espada samurai ainda muito jovem. “Ele sempre foi um aluno assíduo, vindo de Minas Gerais para São Paulo diversas vezes e hoje é um dos mais avançados tecnicamente no instituto”, elogia Jorge Kishikawa, que fundou o Niten em 1993 com o intuito de difundir os ensinamentos milenares das artes da espada samurai, a filosofia do Bushido e a cultura japonesa.

Hoje, o Niten é considerado um dos maiores centros de ensino das artes tradicionais dos samurais modernos fora do Japão. O Instituto conta hoje com cerca de 60 dojos no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, EUA, Canadá, Portugal e Inglaterra.

“Graças ao trabalho de Matheus Drawin, expandimos também para Juiz de Fora”, conta o Sensei, destacando que o homenageado deste ano na categoria Kobudo se destaca por ser um aluno, “apesar de não ser descendentes de japoneses, que preza muito os valores e virtudes dos samurais como lealdade, honra e que fazem falta aos brasileiros, até mesmo para os nikkeis/”. Graduado em Kenjutsu, iaijutsu e jojutsu – é faixa preta em todas as categorias – Drawin também tem especialização nas diversas armas do samurai sendo um dos professores mais destacados do Niten. Sua lealdade é tanta que ele deixou à disposição do instituto uma de suas propriedades para a construção de um dojo do Niten em Belo Horizonte.

Cláudio Seto – Vice- -presidente para Assuntos Institucionais da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, ex-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba) e ex-vereador de Curitiba, Rui Hara afirma que é uma grande honra receber esta homenagem que já existe há 66 anos e que já homenageou tantas personalidades ilustres da nossa sociedade”

“ Ta l v e z n ã o s e j a merecedor de tamanha honraria, mas aceito humildemente pelos companheiros que me ajudaram nesta jornada. O que norteou a minha caminhada na política como na sociedade nikkei foi acreditar que o maior tesouro dos nikkeis é o respeito que os brasileiros tem em relação aos nikkeis pela lealdade, honestidade e trabalho. Acredito que isto vem da nossa cultura, por isso lutamos para transmitir esta cultura aos nossos descendentes”, conta Rui Hara, que aproveita o Prêmio para fazer um tributo especial in memorian ao seu grande amigo, mentor e guru Cláudio Seto (falecido em 2008 e que se destacou nas áreas de artes plásticas, poesia, fotografia e HQ)

“Ele repassou para nós, da terceira geração, que já estávamos um pouco distantes da cultura japonesa para podermos repassar os valores culturais aos nossos descendentes. Uma gratidão imensa”, destaca Rui Hara, que foi vereador em Curitiba por três mandatos, tendo iniciado sua trajetória política na Câmara Municipal de Curitiba em 1996.

Médico clínico geral e cirurgião, apresentou dezenas de projetos de lei voltados à comunidade nipônica e é um dos fundadores da Associação de Apoio aos Dekasseguis (trabalhadores brasileiros que atuam no Japão). Foi também deputado estadual, secretário municipal de Governo e coordenador da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

Novos valores – Para Toshio Ishikawa, presidente da Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), que reúne 47 kenjinkais e responsável pela realização do Festival do Japão – o maior evento de cultura japonesa fora do Japão – “o mais importante na vida é fazer aquilo que gostamos e que seja útil, de alguma forma, à sociedade na sua transição de gerações, valorizando os ensinamentos e legados deixados pelos nossos antepassados”.

“A g o r a , e s t a m o s criando novos valores aos nossos contemporâneos. E esse Prêmio existe para mim, neste momento, porque alguém me indicou. E fiquei muito feliz e agradecido pelas mensagens de congratulações recebidas dos amigos e conhecidos. Assim, sinto que devolvi algo de bom à sociedade”, ressalta Ichikawa. C onf ira a relação completa de todos os homenageados com do 66º Prêmio Paulista:

Categoria Esporte: Gustavo Tsuboi (Tênis de Mesa), Rogério Sampaio Cardoso (Judô), Alex Tetsushi W. Nakaya (Sumô), Cinara Tanaka (Tênis de Campo), Eduardo Shin Yamanaka (Tiro ao Alvo), Eneas Martins Costa Soares (Sumô), Flávia Kaori Kanegava Koga (Atletismo), José Carlos G. De Oliveira (Karatê), Leonardo A. Reginatto (Beisebol), Masayo Toyoda Masuda (Gueitebol), Matheus Garcia Drawin (Kobudo), Miyoko Kawamitsu (Kenko Taisso), Mutsuko Hanaoka (Rizumu Taisso), Nobuyasu Kanomata (Radio Taisso), Olimpio Yugo Okada (Mallet Golf ), Patrícia Ogata Hamamoto (Softbol), Pedro Agenor P. De Araujo (Park Golf), Wagner K. Suzuki (Golfe), Noboru Sato (Kendô)

Cultural: Ana Maria Tamashiro Higa, Satoru Saito, Ivani Tiyomi Iwai Takase, Noriko Chaki, Yoko Yoshida, Tomoko Kimura Gaudioso

Social: Hatiro Tamaru, Rui Kiyoshi Hara, Jorge Ajifu, Takatsugu Fujimura, Coronel Marcelo Vieira Salles

Honra Nikkei: Harumi Arashiro Goya, Roberto Yoshihiro Nishio, Paulo Seichiti Saita, Toshio Ichikawa

Especial: Massami Uyeda Júnior, Seijun Amedo

Colônia Esporte: Miguel Ossami Nishihara (Beisebol e Softbol), Atílio Akio Hashimoto (Tênis de Mesa)

A 66ª edição do Prêmio Paulista conta com patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, Enkyo, Hospital Japonês Santa Cruz e Dr Kenji Kiyohara e apoio do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social; deputado federal Luiz Nishimori; Walter Ihoshi e vereadores Aurélio Nomura e George Hato.

Prêmio Paulista – Currículos

Prêmio Colônia Honra Nikkei

Harumi Arashiro Goya – Diretora da Associação Okinawa Kenjin do Brasil

Foi escolhida como Embaixadora de Boa Vontade da Província de Okinawa em 1999. Desde 2005, integra a diretoria da Associação Okinawa Kenjin do Brasil. Na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), exerceu cargos de tesoureira, vice-presidente e presidente. Coordenou o 24º e o 25º Kyodo Matsuri, resgatando o prêmio de viagem a Okinawa para a primeira colocada do concurso de Miss Ryussou, depois de alguns anos. Atualmente é vice-presidente do Instituto Nise Yamaguchi, vice-presidente da Associação Ikebana do Brasil, diretora da Associação Okinawa Kenjin do Brasil e ainda é membro do Conselho de Nikkei sem Fronteiras.

Paulo Seichiti Saita – Diretor-Presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo

Desde 1997 até os dias de hoje, atua na diretoria da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, passando pelos cargos de diretor, diretor-tesoureiro, diretor-executivo, diretor vice-presidente, diretor da Comissão Administrativa e, desde 2021, exerce o cargo de diretor-presidente do Hospital. Além disso, é também diretor do Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (Ciate), desde 2016.

Roberto Yoshihiro Nishio – Presidente da Fundação Kunito Miyasaka

É primeiro vice-presidente da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), além de exercer os cargos de coordenador geral do Comitê de Relacionamento e vice-presidente da Comissão Jurídica também, e ainda é vice-presidente da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Também é o atual presidente da Fundação Kunito Miyasaka e do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social. Atua ainda como membro do Conselho Deliberativo na Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Hospital Japonês Santa Cruz) e membro do Conselho Superior da Aliança Cultural Brasil-Japão. Também é membro do Conselho Deliberativo da Associação Naguisa de Cultura e Beneficência; membro do Conselho Superior do Instituto de Direito Comparado do Brasil-Japão; e vice-presidente da Associação NIkkey de Golfe do Brasil. Em dezembro de 2018, foi outorgado pelo governo japonês com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata. Em abril de 2019, foi outorgado com o título de Cidadão Paulistano, pela Câmara Municipal de São Paulo, pela iniciativa do vereador Aurélio Nomura.

Toshio Ichikawa – Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil

É professor e consultor de Tecnologia de Telecomunicações e Informática. Foi executivo na indústria de telecomunicações. Pós-graduado pela UFRJ e cursos na FGV/ESPM, nos EUA e no Japão. Fez estágio na NEC Corp. pela AOTS. Foi Presidente da Comissão Executiva do Festival do Japão de São Paulo em 2018, 2017 e 2016. É graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Prêmio Paulista Especial

Massami Uyeda Junior – Dirigente e Atleta de Golfe (indicação do Bunkyo)

Como golfista amador há 40 anos, é entusiasta e incentivador do esporte nos diversos clubes onde se filiou. É membro do Conselho da Fazenda da Grama Golf & Country Club há 8 anos, onde tem a destacada participação na divulgação do golfe na busca de novos esportistas. E na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) é diretor-secretário e foi o presidente da comissão organizadora do “Sakura Matsuri 2022”,ocorrido no Parque Bunkyo Kokushikan.

Seijun Maedo – Atleta de Atletismo (indicação Okinawa Kenjin do Brasil)

É massoterapeuta e moxaterapeuta, ainda atuante com seus 94 anos de idade, e atleta desde jovem. Foi árbitro por longos anos da equipe “Veteranos do Ibirapuera”. Em 2021, ganhou a Taça Brasil Master na maratona em Bragança Paulista, percorrendo 10 mil metros. No ano seguinte, recebeu o prêmio de Atleta de Melhor Idade na corrida de 5 mil metros. Também tem participação ativa na comunidade okinawana, sendo natural de Aza Gushikawa, autal ciade de Uruma. Foi presidente do Gushikawa Doshi Kai do Brasil por 6 anos, faz parte do conselho do Uruma Shiminkai do Brasil e é associado do Shibu Santo Amaro.

Prêmio Colônia Esporte

Atilio Akio Hashimoto – Dirigente de Tênis de Mesa

É presidente da Associação Maringaense de Tênis de Mesa (AMTM) na gestão 2023-2024, diretor técnico da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná gestão 2023 da modalidade Tênis de Mesa e conselheiro da Federação de Tênis de Mesa do Paraná (FTMP) gestão 2022-2024. Como dirigente da AMTM, possibilitou o ingresso e participação de atletas em vários campeonatos Estaduais e nacionais, através de convênios, firmados com o setor público e privado, promovendo o crescimento da modalidade em Maringá e região.

Miguel Ossami Nishihara – Dirigente de Beisebol e Softbol

Praticante de softbol desde a década de 1980, foi diretor do Departamento de Beisebol e Softbol da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel) de 2005 a 2015. Já há mais de 30 anos organiza o Campeonato Brasileiro de Softbol masculino e feminino na Acel, um evento que chegou a contar com a participação de 84 equipes do Brasil e do exterior. Foi homenageado pelo Departamento de Beisebol e Softbol da Acel e pela Câmara Municipal de Londrina pelos relevantes serviços prestados. Atualmente é presidente da Federação Paranaense de Beisebol e Softbol e trabalha para a expansão deste esporte.

Prêmio Colônia Social

Hatiro Tamaru – Primeiro Secretário do Conselho Deliberativo da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba

Foi um dos indicados para recepcionar o casal Imperial do Japão, suas Majestades Akihito e Michiko, por ocasião da visita ao Paraná, em 1997. Nas comemorações de 120 Anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, em 2015, integrou a Comissão Organizadora e participou da 42ª Missão Econômica do Japão. Na Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, já teve passagem pelos cargos de secretário, secretário geral, diretor de marketing e vice-presidente de planejamento. Atualmente, exerce a função de primeiro secretário do conselho deliberativo, desde 2002, por dez gestões.

Jorge Ajifu – Membro do Conselho Deliberativo da Beneficência Nipo-brasileira de São Paulo

É membro do Conselho Deliberativo da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) e vice-presidente da Comissão Administrativa da Casa de Repouso – Santos Kosei Home. Foi presidente da Associação Japonesa de Santos, de 2015 a 2016.

Coronel Marcelo Vieira Salles – Vereador, Ex-Subprefeito da Sé

Coronel da reserva da Polícia Militar. Como oficial superior foi Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Comandante do Policiamento da Zona Oeste da capital, Comandante do Regimento de Polícia Montada “9 de julho”, Chefe de Gabinete da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil Adjunto. Durante seu comando, contribuiu com a redução dos indicadores criminais do Estado de São Paulo, na criação do aplicativo “S.O.S. Mulher”, para a proteção e socorro das pessoas com medidas protetivas, e no combate ao tráfico de entorpecentes. Como subprefeito da Sé, de março de 2021 a fevereiro de 2023, atuou significativamente na revitalização do Largo da Pólvora, no bairro da Liberdade, incluindo a reinauguração da estátua de Shuhei Uetsuka. O Largo da Pólvora foi uma das 19 praças revitalizadas e entregues para o aproveitamento da população que busca espaços verdes e de lazer, na região Central. Atualmente é vereador na Câmara Municipal, pelo Partido Social Democrático (PSD) e integra a Comissão de Educação, Cultura e Esportes.

Rui Kiyoshi Hara – Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba

Foi vereador de Curitiba por três mandatos e deputado estadual. Foi secretário de governo de Curitiba e de assuntos metropolitanos de Curitiba, além de exercer o cargo de secretário especial de assuntos metropolitanos do governo do Paraná (Comec). Foi vice-presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba) por cinco mandatos, além de ter atuado como presidente do Conselho Deliberativo também. Foi homenageado pelo governo japonês com a Comenda do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata. Atualmente, é vice-presidente do Conselho Deliberativo do Nikkei Curitiba.

Takatsugu Fujimura – Membro da Comissão Administrativa da Casa de Repouso Suzano – Ipelândia Home (Enkyo)

É produtor rural especializado em horticultura e plantas ornamentais. Começou a integrar a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) em 1998 como Conselheiro Regional, e de 2019 a 2022 atuou como diretor-executivo. Desde 2019, atua na Casa de Repouso Suzano (Ipelândia Home) e atualmente é membro da Comissão Administrativa.

Prêmio Colônia Cultural

Ana Maria Tamashiro Higa – Diretora da Associação Okinawa Kenjin do Brasil

Desde jovem tem atuado ativamente na Associação Okinawa Kenjin do Brasil. Aos 17 anos já era diretora do departamento feminino do primeiro seinenkai da Associação Okinawa do Ipiranga, cantando e tocando músicas folclóricas de Okinawa ao piano. Ministrou inúmeras palestras, abordando temas relacionados à educação e à identidade okinawana. Contribuiu para o livro “Muribushi”, registrando a experiência da sua família na evacuação compulsória de Santos. Atualmente é diretora da Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil, além de diretora do Nakijin Sonjinkai do Brasil.

Ivani Tiyomi Iwai Takase – Presidente da União Paulista de Karaokê

É cantora desde 1991 e desde 1995 atua na promoção e preservação da cultura musical japonesa auxiliando demais cantores a interpretar as letras das canções japonesas. Foi presidente da Regional ABCD-Baixada Santista de 2008 a 2021, e atualmente é presidente da União Paulista de Karaokê.

Noriko Chaki – Professora do Centro de Chado Urasenke do Brasil

Associou-se a Chado Urasenke em 1985. Desde então, participa das cerimônias de chá e dos eventos sem nunca esquecer do “Wakeiseijaku”, os quatro elementos mais importantes da cerimônia do chá. Atualmente, trabalha na promoção dos ensinamentos da cerimônia do chá, “Peacefulness from the Tea Ceremony”, para as futuras gerações.

Satoru Saito – Professor e dançarino de Ryukyu Buyo (indicação Okinawa Kenjin do Brasil)

Iniciou-se na dança tradicional de Okinawa, Ryukyu Buyo, quando tinha apenas 5 anos de idade e de forma autodidata. Desde a sua infância já participava de eventos e programas de televisão nacionais e internacionais. Após estudar a arte em Okinawa, em 2006 obteve o certificado das diretoras Yoshiko Tanita e Mieko Kinjo, da Tamagusuku-ryu Senju-kai. No mesmo ano, fundou o Grupo de danças okinawanas Saito Satoru Ryubu Dojo em São Paulo. Desde então, tem atuado como diretor e produtor de inúmeros espetáculos artísticos e culturais. Seus projetos “Ryukyu Buyo – Danças de Okinawa” e “RYUBU – Identidade em Gestos”, realizados em 2022, foram contemplados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Tomoko Kimura Gaudioso – Professora do Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras da UFRGS 

Professora assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com experiência na área de Letras e ênfase em Língua Japonesa, atuando principalmente nos temas de haicai, poesia japonesa moderna, língua japonesa e dobraduras de papel (origami) além de estudos antropológicos dos imigrantes japoneses no Rio Grande do Sul. É autora de inúmeros livros e publicações relacionados à imigração, cultura, culinária e costumes japoneses, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Yoko Yoshida – Ikenobo

Formada na Escola Ikenobo como professora na categoria Jum Katoku pelo Ikenobo do Japão, é atuante no Instituto de Ikebana Ikenobo do Brasil, desde 1980, e na Associação de Ikebana do Brasil, desde 1986. Já realizou incontáveis exposições, com destaque para edição de 2019 do Japan Matsuri de Osasco que contou com 260 vasos e arranjos de ikebana. Em junho de 2008, na ocasião em que se comemorava o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, foi homenageada pelo Congresso Nacional e pelo Grupo Parlamentar Brasil-Japão pela relevante contribuição à comunidade que abrigou os imigrantes japoneses.

Prêmio Paulista Esportes

Alex Tetsushi Watanabe Nakaya – Atleta de Sumô

Iniciou-se no sumo em 1990, com apenas 5 anos de idade, no clube Kaikan de Capão Bonito, onde os treinos eram lecionados pelos professores Tsutsumi, Terasawa e Terao. Desde então, sempre esteve presente nas competições e atividades relacionadas ao sumo. Foram mais de 100 participações em competições e campeonatos regionais, paulista, brasileiro, sul-americano e mundiais.

Cinara Tanaka – Atleta de Tênis de Campo

Atleta de tênis de campo desde 1989, iniciando sua prática no Coopercotia Atlético Clube, com o professor Augusto Lopes. Em 1990 já foi campeã das categorias Principiantes e B Feminino no 42º Torneio Intercolonial de Tênis. Desde então, já se somam 16 títulos de campeã e 7 de vice-campeã do tradicional torneio da colônia japonesa, até o ano de 2022. Atualmente é a primeira classe feminina na Federação Paulista de Tênis e compõe o Comitê Técnico do Departamento de Tênis do Coopercotia, auxiliando na organização de torneios, inclusive do Intercolonial.

Eduardo Shin Yamanaka – Atleta de Tiro ao Alvo

Simpatizante do compromisso da Associação Nova Bandeirante de Tiro ao Alvo (Anba) de “proteger o país”, é colaborador ativo de longa data da Associação, apoiando de forma material, financeira e principalmente espiritual.

Eneas Martins Costas Soares – Técnico de Sumô

Iniciou-se na prática do sumo aos 9 anos de idade no município de Pereira Barreto, em São Paulo. Foi aluno dos sensei Akira Omote e Kentaro Kaneko. No ano de 2019, reiniciou as atividades do sumo na Regional Noroeste Paulista como Dirigente e Técnico à frente da equipe. Em 2021, após a pandemia, realizou o 43º Campeonato Noroeste Paulista de Sumô na cidade de Pereira Barreto, trazendo novamente o sumô para a sua terra natal. Em 2022, participou de todos os eventos obtendo grandes êxitos para a regional Noroeste Paulista, inclusive sediando o 60º Campeonato Brasileiro de Sumô e 24º Campeonato Feminino, onde a regional foi a campeã geral por pontos. Hoje o sumô já se encontra em nove cidades da região.

Flávia Kaori Kanegava Koga – Atleta de Atletismo

É terapeuta ocupacional do hospital das clínicas e atleta. Concilia os seus treinamentos diários com o trabalho voluntário como técnica de atletismo na Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco (Acenbo) para crianças e apresentações como cantora em festivais japoneses e Concursos Paulistas e Brasileiros de Karaokê. Participou e participa dos principais campeonatos de atletismo da colônia japonesa, promovida pelas associações Uces, Anma, Piratininga, Governo do Estado de São Paulo, Federação Paulista, Confederação Brasileira e Panamericana Nikkei. Classificou pela quarta vez para a Confraternização Desportiva Internacional Nikkei, na prova de salto em distância. Estabeleceu 17 recordes ao longo de 28 anos de sua carreira esportiva e inúmeros títulos com as equipes Osasco-Acenbo, Sudoeste, Anasp-Veteranos e Brasil.

Gustavo Tsuboi – Atleta de Tênis de Mesa

Iniciou-se no tênis de mesa aos 12 anos de idade por influência do seu irmão mais velho. Frequentou o clube de Itaim Keiko, onde foi responsável pela formação inicial de sua carreira como mesatenista. Aos 14 anos, ingressou para a seleção brasileira de base. Um dos seus primeiros treinadores foi Marcos Yamada. Também teve Jean Rene Mounie e Francisco Arado como seus técnicos. É tricampeão brasileiro e bicampeão em Jogos Sul Americanos e na Copa Latino Americana. Já obteve oito medalhas em Jogos Pan Americanos, além de participar de quatro jogos olímpicos, em Pequim, Londres, Rio de Janeiro e Tóquio.

José Carlos Gomes de Oliveira – Presidente da Federação Paulista de Karatê

É detentor da faixa preta 7º dan de karatê Shotokan, com 42 anos de experiência. Foi integrante da seleção paulista e brasileira de karatê e promoveu diversos cursos e palestras sobre o esporte dentro e fora do país. Também foi técnico da seleção brasileira de karatê pelo período de 7 anos, atuando nos Jogos Panamericanos de 2007, ocorrido no Rio de Janeiro. Foi premiado em diversos campeonatos mundiais, além de ter se tornado seis vezes campeão panamericano; 4 vezes campeão sulamericano; 5 vezes campeão brasileiro; e 11 vezes campeão paulista. Atualmente, é presidente da Federação Paulista de Karatê.

Leonardo Afonso Reginatto – Atleta Profissional de Beisebol 

Conheceu o beisebol aos 6 anos de idade, através de sua vizinha japonesa que o levou para praticar o esporte na equipe Paraná Clube em Curitiba (hoje Pinheiros). Desde então, continua jogando e atualmente joga de forma profissional nos EUA, na Major League Baseball (MLB).

Masayo Toyoda Masuda – Dirigente e Atleta de Gateball

Iniciou suas atividades no gateball há 26 anos por incentivo dos seus pais que já eram praticantes veteranos. É uma das maiores incentivadoras do esporte orientando novos praticantes. Em 2014, integrou-se à comitiva de 120 atletas de todo o Brasil para o Mundial de Gateball realizado em Niigata, no Japão. Em 2016, foi idealizadora e cofundadora do Gateball na Associação Cultural Esportiva Agrícola de Suzano, Aceas-Nikkey. Além de esportista, foi diretora do Departamento de Gateball do Bunkyo de Suzano por vários anos, e atualmente é presidente da Regional Central de Gateball pelos últimos 5 anos.

Matheus Garcia Drawin – Coordenador e Atleta de Kobudo

Há 11 anos é coordenador responsável da Unidade Belo Horizonte do Instituto Cultural Niten. Mesmo residindo em Minas Gerais, dedicou-se a vários eventos e treinamentos realizados em São Paulo ao longo de 11 anos, sob a orientação do seu mestre Jorge Kishikawa, até que obteve a faixa preta em três modalidades: kenjutsu, iaijutsu e jojutsu. Em 2014, foi o campeão kobudo.

Miyoko Kawamitsu – Instrutora de Kenko Taisso

Começou a praticar o kenko taisso em 2000, e desde 2013 até os dias presentes atua como instrutora, principalmente no grupo de Campo Limpo, além de participar ativamente dos eventos relacionados à cultura okinawana. Durante a pandemia, realizou aulas onlines para o grupo de Promissão. Contribui significativamente na promoção e divulgação do kenko taisso, visitando eventos em diversas cidades, como Lins, Salvador e Florianópolis, cumprindo seu ofício como instrutora.

Mutsuko Hanaoka – Técnica de Rizumu Taisso

Mudou-se para o Brasil com 10 anos de idade. Praticante de ginástica há 30 anos, já viajou para Japão, países da América Latina e da Europa. Iniciou-se no rizumu taisso após a sua aposentadoria, e em 2018 recebeu o certificado de agradecimento da Associação Liberdade de Cultura Educação e Saúde (Alces).

Noboru Sato – Dirigente de Kendo

Praticante de kendo há 40 anos, Noboru Sato colaborou com a criação e formação do Bunkyo Kendo Liberdade, fazendo parte da diretoria organizacional, e até nos dias atuais participa dos treinos semanais.
Nobukazu Kanomata – Presidente da Associação de Radio Taisso da Liberdade (estou confirmando qual o nome oficial da associação em português)

Iniciou-se no radio taisso em 1980 e desde então pratica todos os dias sem falta, ao longo de seus 43 anos, para melhorar o fluxo sanguíneo do corpo, o que não só melhora a sua saúde física, mas também a sensação de bem-estar mental e espiritual. Atualmente é presidente da Associação de Radio Taisso da Liberdade.

Olímpio Yugo Okada – Atleta de Mallet Golf

É atleta de mallet golf desde 2006, com participação assídua em competições. Ao todo foram 24 títulos conquistados, com destaques para a primeira colocação no campeonato brasileiro de 2016 e 2017, e segunda colocação no de 2018 e 2019.

Patrícia Ogata Hamamoto – Dirigente e Árbitra de Softbol

Sendo de uma família tradicional no beisebol, começando com o avô de técnico, pai e tios como atletas, iniciou a praticar softbol com 12 anos na antiga equipe de Toyota de São Bernardo do Campo. Posteriormente, passou pela equipe de Blue Jays e chegou a atuar pela Seleção Brasileira É portadora do Certificado Internacional de Árbitra pelo World Baseball Softball Confederation (WBSC), atuando como árbitra nos campeonatos nacionais e internacionais desde os seus 26 anos de idade.

Pedro Agenor Pereira de Araujo – Atleta de Park Golf

Em 2004, conheceu o park golf através da apresentação do Sr. Setsuo Yamamoto da Associação Cultural e Esportiva de Castro (Acec), no Paraná. Desde então participa de campeonatos internos, brasileiros e sul-americanos, totalizando cem troféus, inclusive duas classificações como o campeão sul-americano. Atualmente é responsável pela manutenção do campo de park gold da Acec.

Rogério Sampaio Cardoso – Dirigente de Judô

Natural de Santos, da qual recebeu a outorga da Medalha e do Diploma de Mérito José Bonifácio de Andrade e Silva, a maior honraria da cidade. Em 2020, foi condecorado com a Cruz Mérito Desportivo por sua contribuição esportiva ao país. Foi campeão olímpico em 1992 e já recebeu seis títulos em campeonatos brasileiros, além de atuar como técnico e professor de judô. Atualmente é membro do Conselho Nacional do Esporte, presidente da Comissão de Desenvolvimento Esportivo da Organização Desportiva Pan-americana e desempenha a função de CEO no Comitê Olímpico do Brasil.

Wagner Kazuyuki Suzuki – Atleta e Dirigente de Golfe

Apaixonado pelo golfe, já teve experiência em jogar tanto nos campos nacionais quanto do exterior. Grande incentivador e divulgador do golfe. Há 10 anos é integrante da Associação Nikkey de Golfe do Brasil (ANGB), responsável pela realização do “Campeonato Nacional Nikkey de Golfe”, que reúne em média 200 golfistas todos os anos. Juntamente com a sua equipe, contribui na organização e nos preparativos para a concretização desse grandioso campeonato. Atualmente é tesoureiro da ANGB e Diretor-Presidente da Construtora Hoss.

66º PRÊMIO PAULISTA

Quando: Dia 4 de março (sábado)

Horário: Início às 9 horas

Onde: Grande Auditório do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade)

Informações pelo telefone: 11/97820-0303

Deixe uma resposta