Márcio Nakashima e Felipe Murakami Franco tomam posse na Assembleia de SP

Deputado Felipe Souza Murakami de Franco com o presidente da Kenren, Toshio Ichikawa e a cônsul adjunta, Chiho Komuro

Márcio Nakashima e Felipe Souza Murakami de Franco tomaram posse nesta quarta-feira (15) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para a 20ª Legislatura do órgão. Do total dos 94 deputados e deputadas eleitos nas últimas eleições 55 já estavam em exercício – são 42 deputados e 13 deputadas reconduzidos ao cargo. 

É o caso de Márcio Nakashima, reeleito para o seu segundo mandato com 85.195 votos. Em suas redes sociais, Márcio disse que “foi uma jornada dura, de muito trabalho, mas também de vitórias importantes para o mandato e para a sociedade”. “Num balanço rápido, foram mais de 80 projetos de lei apresentados. Desses, 15 foram aprovados, 9 viraram lei (entre projetos próprios e em coautoria com outros deputados)”, destacou o parlamentar, que pretende continuar “sendo a voz da população na Assembleia Legislativa de São Paulo, sobretudo das mulheres”.

Em contrapartida, 32 dos parlamentares que tomaram posse nesta  quarta-feira nunca estiveram no cargo, isto é, praticamente 1/3 deles assumiram o posto pela primeira vez.

Entre os novos nomes que passam a compor a Alesp, há aqueles que já ocuparam algum cargo político, como de vereador(a), e também os que entram nesse campo pela primeira vez, a partir de suas ideologias e defesas que fizeram parte da campanha.

Felipe Murakami Franco Seria interessante explorar esse lado nipônico do meu nome

Fisiculturista – Um dos novatos é Felipe Souza Murakami de Franco. Eleito para o seu primeiro mandato com expressivos 90.440 votos, Felipe Franco nasceu na capital paulista. Formado em Educação Física, competiu profissionalmente como fisiculturista, sendo campeão na categoria Men’s Physique Pro no AC Brasil. Sua carreira na política começou em 2018, quando tornou-se assistente parlamentar especial do deputado Bruno Lima. Em janeiro de 2021, assumiu como diretor geral do Departamento de Parcerias da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, onde realizou seus principais trabalhos que o levaram a expandir sua base eleitoral por todo o estado.

Sua principal pauta é o esporte, como forma de inclusão social. Felipe diz acreditar que as atividades físicas melhoram a qualidade de vida das pessoas, tanto por estimular a autoestima, quanto por prevenção de doenças. Além disso, defende o esporte como a porta de entrada para moradores de comunidades periféricas e em situação de extrema pobreza reverterem sua situação.

Márcio Nakashima, que tomou posse para o seu 2º mandato

Visitas – Nesta quarta-feira, já instalado em seu Gabinete, Felipe Murakami Franco recebeu os cumprimentos da cônsul geral adjunta do Japão, Chiho Komuro, e do presidente da Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Toshio Ichikawa.

Ao Nippon Já ele afirmou que sua bandeira é o esporte, “mas o que estiver ao meu alcance nas áreas da saúde e segurança pública, enfim, o que estiver dentro da demanda estaremos atendendo”. Felipe Franco se autodefine como de “centro-direita”, mas explica que “sou a favor de uma política bem feita, não importa o lado”.

 

Peixe cru – Filho de  Ângelo de Franco, descendente de italianos, e de Paula Regina Murakami de Franco, o deputado, de 37 anos, disse que “quer muito fazer parte da comunidade japonesa”. “Ainda não explorei esse lado nipônico do meu nome e isso seria muito interessante”, disse ele, que herdou o Murakami do avô materno, Paulo Massato Murakami.

Sua “estreia” em eventos da comunidade foi na celebração do aniversário de Sua Majestade, o imperador Naruhito, na residência oficial do cônsul. Segundo o parlamentar, ele costuma acompanhar o que acontece na comunidade através de seu amigo, Yudi Tamashiro. Disse que cultiva alguns hábitos japoneses, como o gosto por comida japonesa – mas “mais abrasileirada”. “Como peixe cru desde criança, quando minha mãe e meu pai iam pescar no rio e minha avó limpava o peixe lá mesmo”, disse Felipe Franco, afirmando que gostaria muito de receber convites para participar de eventos da comunidade japonesa.

(Aldo Shiguti, com o site da Alesp)

Deixe uma resposta